top of page

Qual o momento certo de planejar a sucessão?

  • Foto do escritor: Claudia Lemme
    Claudia Lemme
  • 7 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Quando essa pergunta surge pela primeira vez na cabeça de um membro da família, seja fundador ou herdeiro, a minha resposta é: ONTEM.

 

A sucessão não é uma ação isolada – é um processo, longo, delicado, que envolve muitos aspectos técnicos e emocionais.

 

Mesmo numa empresa grande e organizada há um risco real de crises familiares contaminarem a empresa e vice-versa e ambas acabem fracassando.

Esses problemas precisam ser abordados nos períodos de bonança porque as decisões apressadas tomadas em momentos de crise raramente levam ao resultado ideal.




 

De um lado temos que planejar o afastamento do líder atual das atividades do dia-a-dia e ai surgem várias perguntas: quando será esse momento? Qual passará a ser a sua função? Qual passará a ser a sua fonte de renda? E do ponto de vista pessoal, quais serão as suas novas atividades?

 

Do outro lado temos que planejar o que vai acontecer com a empresa, tanto em termos de liderança quanto em termos societários. Quem vai ser o novo líder? Quem na família tem interesse de assumir essa posição? Essa pessoa está preparada para isso? Qual a preparação necessária e quanto tempo vai levar?

Se não há um sucessor na família vai contratar um profissional no mercado? Ou vai vender a empresa? E quais as consequências da sucessão para a composição societária?

 

Enfim, as perguntas são inúmeras, e cada uma deve ser avaliada e respondida com bases sólidas. Isso leva tempo e as vezes requer grande energia para negociar diferentes alternativas com membros da família.

 

Use o tempo a seu favor. Comece a preparar o plano de sucessão da sua empresa o mais rápido possível e para isso com a nossa orientação.

Commentaires


whatsapp-icone-2.png
bottom of page