O que acontece se eu morrer sem ter um plano de sucessão?
- Claudia Lemme
- 7 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Meus filhos são pequenos e se algo me acontecer, minha esposa teria que assumir a empresa. Como eu me preparo pra isso?
1. Garanta a continuidade do funcionamento legal da empresa – se a pessoa é a proprietária da empresa, as vezes a única socia, quando a pessoa morre, a operação da empresa fica bloqueada até que seja designado um herdeiro legal.
no mínimo tenha uma procuração para uma pessoa de sua confiança, mas atenção, alguns tipos de procuração se extinguem com a morte do outorgante. Além disso o CPF é bloqueado e a operação das contas da pessoa jurídica são interrompidas.
A outra solução é criar uma holding que passa a ser dona da empresa, portanto a morte da pessoa não afeta a operação da holding. Consulte seu advogado e o seu contador para entender como fazer e quais as implicações.

2. Garanta o funcionamento operacional da empresa. Na ausência do dono e único gestor quem assume o comando? Qual a alçada dessa pessoa? Ela está preparada para essa função? E quem vai substitui-la na função que ela fazia antes? As demais pessoas da empresa estão cientes que esse é o plano e darão continuidade ao seu trabalho? São algumas das perguntas que devem ser respondidas com bastante calma. A partir das soluções definidas devemos criar e implantar um plano de ação para que essas soluções de fato possam virar realidade.
Além de definir as pessoas que serão responsáveis pelas diversas funções é importante garantir que a empresa tenha processos claros, que continuarão funcionando da mesma forma, dando segurança e continuidade ao dia a dia da empresa. Da mesma forma, as competências de gestão e liderança da equipe devem estar bem desenvolvidas para que o desempenho da equipe não seja afetado e as metas previstas continuem a ser alcançadas.
Em resumo ter uma empresa “redonda”, bem organizada, com bons processos e boas práticas de liderança e gestão é uma fator primordial para que a crise da ausência do fundador seja enfrentada de forma profissional, com um mínimo de problemas para a empresa e para todos os envolvidos.
Commenti