Como fazer a gestão financeira da empresa?
- Claudia Lemme
- 13 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2023
Seja simples mas não simplista
Os negócios começam com uma gestão financeira muito básica, que é praticamente igual a da pessoa física, ou seja, lista todas as entradas e todas as saídas, subtrai um do outro e pronto, descobre o quanto sobra. Acontece que, se isso já é pouco eficaz para o controle do orçamento doméstico, para uma empresa, mesmo que pequena, traz uma visão extremamente limitada e consequentemente gera um risco enorme de tomar decisões erradas mais cedo ou mais tarde.

.
Caixa ou competência?
O primeiro cuidado deve ser listar todas as informações na mesma base - caixa OU competência. Nunca misturar as duas!!! O "regime competência" significa que receitas e despesas são consideradas no mês em que ocorreu o evento. Por exemplo; uma venda de 900 reais foi feita em fevereiro; a nota fiscal foi emitida em fevereiro para pagamento em 30, 60 e 90 dias. Esta venda é da competência de FEVEREIRO. O salário do vendedor que fez essa venda é da competência FEVEREIRO, mas será pago no mês seguinte.
No "regime caixa" o lançamento de cada evento é feito no dia em que o dinheiro efetivamente entrou ou saiu da conta bancária. No exemplo acima o lançamento da venda seria de 300 reais em março, abril e maio. E o lançamento do salário do vendedor seria em março.
Despesas fixas e variáveis
Não basta somar todas as receitas e todas as despesas, é preciso classificar cada uma da forma correta para que se possa entender o real funcionamento da empresa. Em especial é importante entender quais as despesas variáveis, aquelas que dependem da venda realizada, seja produto ou seja serviço, e quais as despesas fixas, aquelas que terão que ser pagas mesmo se não houver nenhuma venda. .
Se você quiser saber mais sobre como fazer a gestão financeira da sua empresa, agende uma sessão estratégica gratuita e online aqui.
Comments